domingo, 28 de maio de 2017

Dez pontos relevantes da Reforma! CORAM DEO...



A Teologia como conceito é “o estudo de Deus e da criação”. Etimologicamente, palavra formada das palavras gregas: “Teo” Deus e “logia” estudo.  Quanto a Matéria: Teologia da Espiritualidade Cristã, compreende-se a espiritualidade como a comunhão e a vivência com Deus, o “andar” com Deus, baseando-se nos personagens bíblicos, na leitura – estudo dos textos da Bíblia sobre personagens significativos e importantes. Exemplos: os pais da Humanidade, Adão e Eva, seus filhos, Caim e Abel, Enoque, Noé, seus filhos, entre outros.
Segundo o Catecismo de Westminster (teólogos ingleses e escoceses) – 1647 a resposta à pergunta “Qual é o fim principal do Homem? ” Glorificar a Deus e alegrá-lo para sempre! Com base em várias passagens bíblicas entre elas: “Eu Te glorifiquei na Terra” João 17: 4. Há 3 considerações ainda sobre a vida com Deus: 1) Deus deve ser adorado. 2) Deus deve ser servido. 3) Deus deve ser proclamado.
Sobre Martinho Lutero, reformador principal, teólogo, líder histórico, tradutor, músico... Dentro da obra de Lutero na importância da Teologia foi citado dez itens, os quais: 

1) CORAM DEO “estar diante de Deus ou na presença de Deus continuamente”. 2) CRHISTUS PRO ME “Cristo foi dado por mim”. 3) SALA DEO GLORIA “só a Deus Glória! ”. 4) SOLA FIDE “somente a fé – só se chega a Deus pela fé”. 5) SOLA CRHISTUS “somente a Cristo, só Cristo”. 6) SOLA GRATIA (favor imerecido) “só pela graça -salvação somente pela Graça de Deus”. 7) SOLA SCRIPTURA “somente a escritura, a Bíblia (palavra de Deus) como fonte divina inspiradora para regra e doutrina teológica”. 8) ORATIO “oração – a importância da oração na vida e na espiritualidade cristã” Ainda sobre oração: quando lemos a Bíblia é Deus revelando-se, falando conosco, quando oramos falamos com ELE! 9) MEDITATIO “meditação” Meditação significa neste contexto meditar no texto sagrado, na Bíblia. 10) TENTATIO “tentação” vivemos em um mundo – realidade tomado de tentações variadas.


Outro ponto do estudo teológico que deve ser considerado é o relacionamento entre Deus e o Homem. Deus, em toda História humana, busca ter um relacionamento com o ser humano. Este relacionamento, entre Deus e o Homem, é diferente, único, comparado entre Deus e as suas criaturas. O Homem foi criado a Imagem e Semelhança de Deus (espiritual) e para ter um relacionamento com Ele. Há também o relacionamento com o próximo e com a criação. A chamada relação tripartite foi “quebrada” na queda do Homem, isto é, a partir da queda, o mundo e o relacionamento com Deus nunca mais foram iguais.
Segundo Mateus Henri (século XVI) para termos uma vida com Deus: 1) Comece o dia com Deus – Salmo 5: 3. 2) Passe cada dia com Deus – Salmo 25:5. 3) Termine cada dia com Deus – Salmo 4:8. Com base no estudo dos personagens bíblicos do livro de Gênesis focando em seu relacionamento com Deus, isto é, sua espiritualidade, percebe-se através de suas ações, virtudes, escolhas, caráter... Como interferem, esses elementos citados, na espiritualidade, no relacionamento com Deus. Um exemplo: a espiritualidade na vida de Noé demonstra como um homem justo, obediente, que achou graça diante de Deus e era temente a Deus, um homem que andava com Deus e que vivia em uma sociedade sem Deus, ímpia, violenta (como a sociedade contemporânea e a Igreja). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, manifeste sua opinião, identifique-se, seja ético, ajude a construir o blog!